Entre contar e cantar

Entre contar e cantar

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O POEMA DE CADA DIA - (Cacela, Agosto de 2011)

              
Meu amado
                   meu amor de toda a vida
                                                            constante
desde que me conheço
                                     reencontro o teu cheiro
o teu abraço
                    entrego-me como nunca a mais ninguém.
Como pude estar tanto tempo longe de ti?
                                                                  Na barriga
da minha Mãe te ante-amei e me embalaste e protegeste.
Eis-me inteira para ti
                                  meu amor meu mar natal
a quem regresso todos os verões
                                                     e quem sabe
a quem regressarei um dia para sempre.

……………………………………………………………….

Gosto do mar para nele mergulhar de corpo inteiro.
Para ser.
              Para estar, não, prefiro a terra.
                                                              Nunca gostei
de longas viagens embarcada.
                                                Preciso de estar em chão
firme.
          Quando passei dois ou três dias em Veneza
fartei-me dos seus caminhos de água
                                                            precisei
de ir deitar âncora na pequena ilha em frente
sem canais, a cheirar a terra seca encharcada de Sol
sem monumentos também:
                                           só uma igrejinha românica
com pássaros amalhados lá dentro.

…………………………………………………………………..

Mais uma lua cheia de Agosto
                                                 sempre a recebi
com alvoroço
                      desde que me lembro.
                                                         Vim para o pátio
reclinar-me
                    a recebê-la como me abandono ao Sol.
Mas ela é mais doce
                                  embala-me e quase me adormece.
Num poema dos meus quinze anos dizia-lhe:
                                                                        Pegas
no meu queixo e murmuras: “Compreendo”.
                                                                      Não sei
o quê
          mas dura ainda hoje esse nosso enlevo
sem palavras.

……………………………………………………………………

O Floco, o cão do David, seu companheiro de infância,
aqui está connosco e com ele mais este Verão
                                                                          mas só
pelos cinco dias que ele cá vai passar.
                                                             Agora o David
é maior e vacinado e parte amanhã para o seu segundo
inter-rail.
               O Floco já percebeu
                                                 como sempre os cães
percebem quando os donos vão partir
                                                             e não o larga.
Consolo-o: “Cresceu, não pára mais connosco.”
“É a vida”, dizem-me os seus olhos tristes.
 Está velho acabado, coitadinho do Floco:
                                                                     magro
que nem um cão, percebo agora a expressão. E tem
um testículo enorme pendente
                                                 alvo de zombarias.
Sentimos que não vai durar muito
                                                      e fazemos votos
como quem já lhe reza pela alma que a morte
o tome maternalente nos seus braços
                                                              sem o fazer
sofrer.                                   

………………………………………………………………………..


Passei junto à Casa da Árvore dos Cinco Primos
como eles lhe chamavam
                                         e ouvi-lhe uma pergunta
sussurrada:
                  Que é feito deles?
                                               Sorrio com certa
tristeza:
             Cresceram…
                                 Sinto-lhes a falta
                                                             confessa ela,
das suas pernas nuas e risos e rixas e fantasias.
Sobretudo das fantasias.
                                       E pergunta-me:
Crescer, para as pessoas, é perder tudo isso?
Digo-lhe que, em parte, sim, que fazem de conta
de outra maneira.
                            Podiam. ao menos, vir ver-me,
mesmo que não subissem cá para cima
                                                              mas pensamos
ambas que crescer é sempre perder de vista
                                                                      algo
ou alguém
                 talvez sobretudo nós próprios.

………………………………………………………………..

Chamam-lhe por cá Levante
                                              ao vento que sopra
do deserto africano
                                e enraivece o mar e escurece
o céu
        plúmbeo
                       como hoje.
                                         Mas vendo bem hoje está pior
do que é costume.
                              Toda a noite ventou, trovejou
relampejou.
                   Parece mentira ter estado ontem na praia
a esta hora
                  a cumprir o ritual estival do banho.
Dir-se-ia que voltámos atrás
                                              no baile de roda
dos meninos meses
                                ou avançámos até ao Outono
quase Inverno.
                        Resta-me a esperança de que o Sol
regresse ao céu
                          e eu aos braços do mar.

……………………………………………………………………

Gostei de ficar em casa a escrever
                                                       quebrando a rotina
de mais de vinte manhãs na praia.
                                                      A razão não foi
a chuva como pretextei
                                      foi a vontade de ficar.
É bom alternar o partir com o ficar
                                                         a sombra
com o Sol.
                 Voltei à música clássica como paisagem
ao fundo
               ilimita o prazer da escrita e do estudo.
Sou da família dos que precisam para sobreviver
da sua ração quotidiana de música
                                                        de colher
a rosa de cada dia
                              e de escrever também
o poema de cada dia.
                                  Meu espírito-corpo
abastece-se de mar durante o Verão
                                                          que bebe
em largos tragos
                            para a longa travessia do Inverno.

……………………………………………………………………..

A Inês lembra-se com saudoso sorriso do tempo
em que ela e o David se arranhavam como cão e gato.
Um dia
             recordo eu
                               a Inês usava os seus dotes de sedução
e o seu verdadeiro amor pelo Floco para lhe monopolizar
a atenção.
                 Rendido, o Floco nem ligava ao que o David
lhe dizia.
               Então ele, rancoroso e inconsolável,
veio-me fazer as queixas:
                                         Por causa dela o meu cão
já não gosta de mim…
                                    Agora o Floco está velhinho
se fosse gente era quase centenário, como a tia Teresa.
E a Inês e o David partiram
                                             cada um para o seu lado
exercendo os seus dotes de sedução fora da família.
Os seus olhos tristes parecem dizer:
                                                          Este vai ser
o meu último Verão em Cacela.

……………………………………………………………………..