Entre contar e cantar

Entre contar e cantar

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A ROSA DE CADA DIA (Cacela, Agosto de 2011)

Costumo agradecer à Vida o poema de cada dia
com que me costuma brindar
                                              a menos que o entulho
das quotidianas desarmonias e maldades soterrem esse
botão a querer romper.
                                     Aqui em Cacela tenho uma roseira
que, apesar de só regada pela água do céu
                                                                    me presenteia
com rosas todos os dias.
                                       São pequenas
                                                              estão mal nutridas
mas o perfume enleva-me como uma música
                                                                        ou uma dádiva
dos deuses.
                  Como há quem  leve a sério as rosas dos floristas
sem cheiro e sem espinhos!
                                            Diz o povo que não há rosa
sem espinhos
                      e é verdade: essas de compra foram capadas
do cheiro com que atraem os insectos
                                                            e dos espinhos
com que se defendem.
                              Quem sabe se um dia não seremos
assim
          as pessoas
                            manipuladas geneticamente!



……………………………………………………………….



Enquanto aqui estou só peço
                                               à minha roseira
junto ao muro
                      que me conceda a rosa de cada dia.
Uma me bastaria
                             mas ela é generosa
e dela regresso todos os dias cada vez com mais
rosas.
         É como as tetas dos animais e das mulheres:
quanto mais as sugam mais leite dão.
                                                            Assim também
os poemas:
                  quantos mais escrevo mais nascem
do bico da caneta
                            ou até das teclas do computador.






………………………………………………….



Aqui soletro todos os dias
                                           como quem reza
“Dá-me a minha rosa de cada dia”
                                                      `a pobre roseira
sozinha todo o ano junto ao muro.
                                                       Só dela cuido
no Verão
                e nem adubo ainda lhe pus este ano.
Ao mar só peço todos os dias que me receba
serenamente nos seus braços
                                           durante mais de uma hora.
Se também um poema por dia me acontece
                                                                considero-me
cumprida
                e agradeço
                                   não sei a quem
                                                            mas é da família
do mar
            o banho, a rosa, a poesia
                                                    de cada dia.



……………………………………………………………….



Às vezes estudo e escrevo com música
de fundo.
                Agora é com fundo de rosas
                                                            que aqui
todos os dias desabrocham para mim.
                                                             A música
desconcentra-me se lhe der atenção e me agradar.
De olhos fechados recebo a música do perfume
das rosas
                que acalenta em mim o verso que              
 vou dar à luz.          



…………………………………………………………………



As rosas que apanho todos os dias
                                                        não são
para enfeitar a casa
                                mas para partilhar
comigo o meu tempo.
                                   Aqui estão em cima da mesa
enquanto escrevo
                             em jarras e frascos.
                                                           Levo algumas
para dormirem comigo:
                                      ao meu lado
na mesa de cabeceira respiram durante a noite
ao meu compasso.
………………………………………………………………



Como que me pressentindo a partida
                                                           a minha roseira
desentranha-se em rosas
                                        para me dizer adeus