Entre contar e cantar

Entre contar e cantar

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Almada, Setembro de 2011.


Vim encontrar as minhas plantas sequiosas
de água e de mim
                             com muitas folhas mortas
e hastes roídas pelas lagartas.
                                         Em pouco mais de um mês
o pequeno cosmos do meu jardim suspenso ia virando
caos.
         Vou precisar de muito tempo muita água
e algumas cirurgias para restabelecer a sua verde
harmonia.
                Mas há surpresa boas:
                                                    algumas sementes
vindas não sei de onde
                                     medraram em vários vasos.
Tento dar-lhes nomes:
                                    Olha! um rebento de laranjeira!
As jovens folhas têm aquele perfume a limonete
com que a Agustina diz que perfumavam as gavetas.
E já tem picos!
                        Delicio-me a acariciá-los:
                                                                 Não te defendas
de mim que só te quero bem!
                                               Vou mudar-te para o vaso
maior que tiver
                         para te poderes tornar uma laranjeira
a valer!