Entre contar e cantar

Entre contar e cantar

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Almada, Setembro de 2011.

 

 
Desabitada durante mais de um mês
                                                          a casa
estava tristonha e ressentida.
                                              Nem me deu as boas-vindas.
Precisei instalar em cima da mesa onde começo e acabo
o dia as rosas trazidas de Cacela para ela olhar para mim.
Não são lindas?!
                           disse-lhe
                                          E cheiram tão bem! Não são
como essas rosas de aviário que aqui na cidade nos oferecem!
Havias de conhecer a minha roseira de Cacela
                                                                          que enquanto
lá estou se desentranha em rosas!
                                                     Mas a minha pobre casa
continua de cara amarrada
                                           tem ciúmes da outra que nunca viu.
Gostas mais dela do que de mim
                                                     queixa-se.
Não é verdade!
                         sossego-a.
                                          Gosto de ti e dela
                                                                        cada uma
no seu lugar. É contigo que passo quase todo o ano
com ela é só nas férias.
                                     Como uma esposa ressentida
desdenha da outra:
                              No Inverno deve ser um gelo!
Concordo:
                  Tu és bem mais quentinha, não há dúvida!
Mas a verdade é que quando estás com ela nem pensas
em mim!
               lamuria.
Claro que penso! Tu és a minha companheira de todas
as estações!
                    Com ela só estou no Verão! É em ti
que tenho criado os meus filhos as minhas flores
e  os meus escritos desde há
                                               faço contas
                                                                   35 anos!
Reconciliada
                      mas não inteiramente desamuada
a minha casa abre finalmente o sorriso
                                                               para eu entrar.